terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Projecto SOS: Sacos de Bebé

O tema da semana passada do Projecto SOS foi "Sacos de bebé".

Alguns pais vêm-no como um simples objecto de armazenamento e transporte, outros vêm-no como um acessório de moda. 
A verdade é que encontrar um saco de bebé que realmente satisfaça todas as necessidades dos papás e que mantenha uma boa relação qualidade-preço pode ser difícil. Para ajudar um pouco nessa tarefa, aqui fica uma lista com os principais pormenores que devemos ter em atenção durante a busca do saco perfeito.



Qualidade 
Um saco de bebé provavelmente vai ser utilizado muitas vezes e em várias condições atmosféricas, ao longo de vários meses e até anos. Vai transportar um grande numero de objectos, feitos de diversos materiais, podendo chegar a levar 5kg. Acima de tudo será aberto e fechado várias vezes, algumas delas serão até com um certo nível de frustração, pelo que a qualidade das costuras, das alças e dos fechos é de extrema importância. 


Tamanho
Sair com um bebé à rua pode ser uma tarefa complicada. Normalmente as mamãs preferem estar preparadas para qualquer eventualidade, acabando por levar um número incrível de objectos, desde chupetas às roupinhas extras, todas as situações são previstas. Muitas mamãs acabam até por decidir levar os seus próprios objectos pessoais na mala do bebé, só par não ter que levar mais uma bolsa. É por isso importante observar cuidadosamente o tamanho da mala que se pretende comprar. Uma mala muito grande poderá dificultar o transporte mas uma mala pequena pode rapidamente tornar-se obsoleta. 


Material
Se tivermos em conta que os sacos de bebé andarão por diversos terrenos, serão puxados, arrastados e que certamente lhe cairão diversos líquidos em cima, facilmente nos daremos conta que o material será de extrema importância e que deverá portanto ser fácil de limpar e manter. Sacos com material interior lavável com um pano e material exterior resistente à água e a manchas serão uma mais valia e se puderem ser lavados na máquina, perfeito uma vez que terão que ser lavados frequentemente para prevenir a proliferação de bactérias. Também é bom ter em conta que cores sujas destacarão menos a sujidade. Tecidos grossos também tendem a ser mais duradouros.
Um importante detalhe a ter em conta é que os sacos de bebé e acessórios revestidos de Policloreto de vinila ou PVC (aqueles que parecem revestidos de plástico), apesar de parecerem práticos e fáceis de limpar não são a melhor opção se tivermos em conta a nossa saúde e a saúde do bebé, visto este material vir acompanhado de ftalatos (ver perigos aqui). 


Estilo
Esta é a parte mais divertida na decisão de um saco de bebé. Algumas mamãs vêem a mala como um objecto do bebé e optam por um estilo mais infantil, outras vêm a mala como a sua nova carteira, optando por um estilo feminino e outras ainda vêm a mala como um objecto de família decidindo-se por um estilo neutro que o papá se sinta confortável ao usar. Há ainda a grande variedade de modelos, desde o clássico saco com uma alça grande para transportar em cima do ombro, as versáteis e fáceis de transportar mochilas e os sacos de lado ou tipo mensageiro que cruzam o corpo. 


Bolsos
Seja qual for o tipo de mala que se compre uma das características mais importante são os bolsos e compartimentos. Ter a possibilidade de separar os objectos por categorias de forma a saber, em qualquer momento, onde encontrar a chupeta ou a fralda ou aquele brinquedo favorito pode ser uma salvação num momento de desespero. Compartimentos exteriores para biberões e snacks também são excelentes adições.


Fecho Fácil
É importante que a mala se possa fechar fácil e correctamente. Esta característica não só evitará que a mamã perca coisas pelo caminho, mas também será de extrema importância nos dias em que as condições atmosféricas não sejam favoráveis.  


Conforto
Uma mala de bebé pode ser bonita, de qualidade e até ter o tamanho certo para acomodar todos os objectos necessários para satisfazer todas as necessidades do bebé, mas um dos pormenores mais importantes a ter em conta é o seu conforto. Malas com alças ajustáveis e acolchoadas serão mais cómodas para o braço ou ombro dos papás.


Facilidade de uso
Se tivermos em conta que muitas vezes um dos pais sairá sozinho com o bebé e que passará por situações normais mas ao mesmo tempo complicadas como as mudas de fralda e as birras, durante as quais terá que agarrar no bebé com uma mãe e buscar rapidamente os objectos necessários para desempenhar a sua função com a outra, compreenderemos a necessidade do saco ser fácil de usar. Sacos com interiores claros, aberturas amplas e fecho fácil serão fáceis de manejar, tornando-se a tarefa de "rebuscar" o interior mais simples e cómoda. É bom ter em conta que sacos com fechos magnéticos não se fecham correctamente quando estão cheios e que os fechos de velcro agarram muita sujidade e são ruidosos. É sempre bom buscar sacos que tenham pelo menos um compartimento com fecho zíper.

Acessórios
Por fim, outro factor a considerar são os acessórios que a mala traz. Desde bolsas isoladas para o transporte de biberões, a bolsas para chupetas e muda-fraldas, os extras são os pequenos detalhes que transformam uma simples mala, numa super ajuda para as mamãs e papás.

Sem comentários:

Enviar um comentário