terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dica: The Business of Being Born




"Nacer: é um milagre. Um rito de passagem. Uma parte natural da vida. Mais mais do que qualquer outra coisa, nascer é um negócio.


compelida a encontrar uma respostas após uma experiência de parto decepcionante com o seu primeiro filho, a actriz Ricki Lake recruta a cineasta Abby Epstein para explorar o sistema de assistência à maternidade na América. Focando-se em Nova Iorque, o filme revela que há muito a desconfiar por trás das portas do hospital e segue vários casais que decidem dar à luz nos seus próprios termos. um rumo inesperado quando a directora Epstein não só descobre que está grávida, mas encontra a vida de seu filho em risco. Deveriam a maioria dos partos ser vistos como um processo natural da vida, ou cada parto deveria ser tratado como uma potencial emergência médica?"


"The Business of Being Born é um documentário de 2008 que explora a experiencia contemporânea de dar à luz nos Estados Unidos, comparando os vários métodos de parto, incluindo parteiras, partos naturais, epidurais e Cesarianas. O filme critica o Sistema de Saúde Americano com a sua ênfase nos medicamentos e procedimentos dispendiosos e a sua visão do parto como uma emergência médica em vez de um acontecimento natural.
O filme documenta partos em casa reais e partos na água e seguem a parteira Cara, em Nova Iorque, enquanto ela toma conta e atende vários partos. Dá ainda à audiência várias estatísticas chocantes acerca das técnicas de parto actuais e desafia os médicos modernos. Vários especialistas são entrevistados e citam uma infinidade de razões para estas tristes estatísticas, como o uso excessivo de procedimentos médicos no interesse da economia de tempo."
Estas duas sinopses explicam claramente os motivos que me levaram a ver este documentário. É, sem divida, uma experiência excitante, com muitos altos e baixos, muita informação importante e mais um abrir de olhos para a realidade do parto actualmente. Apesar de se basear no sistema de saúde dos Estados Unidos, muitos métodos, procedimentos e experiências descritos neste filme podem ser comparados àqueles que encontramos em Portugal.

4 comentários:

  1. Gostava de ver por curiosidade!
    Nói

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu aprendi bastante :)
      Apesar do documentário de certa forma "aconselhar" as mulheres a terem um parto natural, o que mais gostei foi mesmo de nos motivar a ter uma opinião, a não colocar simplesmente as nossas vidas nas mãos dos médicos.

      Eliminar
  2. So se ve o trailer... onde se pode ver o documentário por inteiro? ja procurei e nao encontro!!!

    bel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu não possuo direitos de autor para colocar o filme intereiro neste blog mas em Inglês podes vê-lo em: http://www.solarmovie.so/watch-the-business-of-being-born-2008.html

      beijinho

      Eliminar