sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Passos Ecológicos: Produto para Lavar Pavimentos de Madeira


Entrar numa casa com chão de madeira pode ser uma visão magnifica ou um autentico desastre dependendo da manutenção e cuidado do mesmo.
Tendo vivido a maior parte da minha vida em apartamentos com pavimentos deste tipo fui-me habituando a alguns cuidados básicos como descalçar os sapatos mal chego a casa, aspirar regularmente de forma a evitar que pequenas pedras e grãos risquem as superfícies, levantar as peças de mobília sempre que precise de as deslocar, colocar tapetes naquelas áreas de maior passagem e mais problemáticas, etc.
Ainda assim, nesta nova etapa da minha vida, em que escolhi deixar para trás os produtos químicos e abraçar o natural, deparei-me com a necessidade de buscar novas formas de limpar este tipo de chão de forma segura para os mesmos, deixando-os ao mesmo tempo com um aspecto agradável.
Confesso que tive que buscar várias receitas e experimentar vários métodos até chegar a um que me convencesse mas finalmente consegui e hoje venho aqui partilhá-lo convosco.


Limpar Chão Laminado
Ora como já referi antes, um dos pontos mais importantes para manter um pavimento de madeira em boas condições é varre-lo ou aspirá-lo regularmente. Este será também o primeiro passo a dar antes de passar à sua lavagem, mesmo no caso de pavimentos laminados.
Uma vez que este tipo de pavimento é extremamente sensível  em nenhum caso se deve colocar grandes quantidades de água ou deixar a água em contacto com ele durante longos períodos de tempo. Assim sendo, os nossos melhores aliados para limpar este tipo de superfície serão a mopa e o pano de micro-fibra  em substituição da esfregona que absorverá uma quantidade excessiva de liquido, e a garrafa de spray em vez do balde, com a seguinte solução:



  • 1/3 de água
  • 1/3 de vinagre de vinho branco
  • 1/3 de álcool
  • Algumas gotas de óleo essencial à escolha

  • O vinagre limpa e desinfecta, o álcool deixa o chão brilhante, evaporando-se rapidamente e o óleo essencial deixa um aroma agradável no ar.

    Dica: Eu normalmente uso óleo essencial de hortelã-pimenta. Além de deixar um cheirinho muito agradável e de ser óptimo para pessoas com problemas respiratórios, tem ainda fantásticas propriedades anti-bacterianas.


    Chão de Madeira
    Infelizmente em minha casa não tenho chão de madeira por isso vou apenas deixar-vos uma receita que me pareceu interessante.
    Os cuidados para limpar este tipo de pavimento são semelhantes aos que mencionei anteriormente para a limpeza do chão laminado. Deve-se sempre aspirar bem toda a superficie antes de passar à sua lavagem e deve-se ter muito cuidado com as quantidades de liquido que entram em contacto com ele.
    No entanto para este tipo de pavimento, continuaremos a usar a velhinha esfregona, tendo o cuidado de escorrê-la muito bem antes de começar a passá-la pelo chão e tentando limpar tudo com poucas passagens.
    A solução que proponho é a seguinte:



    • 3,5 litros de água quente (quanto mais quente melhor)
    • 3/4 taça de azeite
    • 1/2 taça de vinagre de vinho branco
    Atenção! Deixar secar bem o chão antes de voltar a entrar na divisão uma vez que o azeite é escorregadio.
    Algumas pessoas reportam que o vinagre, a longo prazo, faz com que o verniz que cobre a madeira comece a mostrar sinais de deterioração.


    Encerar o chão
    Depois da limpeza normal, alguns tipos de pavimentos de madeira necessitam ser encerados.
    Pode-se obter uma cera caseira e natural através da seguinte receita:
    • 1 taça de azeite
    • 1/2 taça de vodka
    • 30 ml de cera de abelha ralada
    • 60 ml de cera de carnaúba
    • 20 gotas de óleo essencial de lavanda

    Basta aquecer o óleo e as ceras em Banho-Maria com fogo baixo, mexendo delicadamente até todos derreterem. Retirar do fogo e adicionar a vodka e o óleo essencial e misturar bem.
    Despejar num recipiente de vidro e deixar endurecer.
    Usar um pano para esfregar na madeira.

    Limpezas saudáveis!

    Sem comentários:

    Enviar um comentário