terça-feira, 11 de junho de 2013

O Mundo das Fraldas Reutilizáveis: Lidar com o Cocó



Uma das maiores preocupações dos papás relativamente ás Fraldas Reutilizáveis é o que fazer com o cocó após a muda da fralda!
Ninguém quer tocar em cocó e, por alguma razão, toda a gente pensa que é impossível limpar uma fralda reutilizável e não tocar!
Mas antes de nada quero dar-vos uma novidade!
Se querem ser, ou já são pais, mais cedo ou mais tarde vão ter que tocar em cocó!
Não há volta a dar! 
Seja porque o rebento teve uma descarga explosiva que se escapou por todos os lados, seja porque o dedo resvala durante a muda e vai lá tocar sem querer, ou simplesmente porque um tenebroso dia o bebé decide que é engraçado tirar a sua própria fralda e brincar com o que lá estiver dentro, este é um acontecimento que infelizmente é inevitável!

Mas agora as boas noticias!
Há muitas formas de remover o cocó da fralda sem ser necessário tocar-lhe!
Aqui ficam algumas considerações gerais para ajudar os papás.


Tipos de Cocó
À medida medida que o bebé vai crescendo a sua dieta alimentar vai-se modificando, pelo que também o cocó ser irá modificando e serão precisos diferentes cuidados no tratamento das fraldas.

Primeiros dias de Vida
Durante os primeiros 3 ou 4 dias, o cocó do bebé será uma espécie de pasta negra composta por liquido amniótico, bílis e células epiteliais, denominada mecónio. Este tipo de cocó costuma ser pegajoso e tem tendência a manchar as fraldas, pelo que é aconselhável protegê-las com um tecido protector.
Alguns pais preferem mesmo usar fraldas descartáveis durante esta fase, uma vez que o umbigo também ainda não caiu e nem todas as fraldas estão preparadas para não lhe tocar.

Primeiros Meses
Após a saída do mecónio o cocó do bebé começará a mudar de cor e regularizar.
Caso o bebé seja exclusivamente Amamentado, o seu cocó passará a ter uma cor semelhante à mostarda e será uma espécie de liquido granulado. Apesar de ser normal encontrar surpresas explosivas durante esta fase, este cocó é na realidade o mais fácil de limpar, uma vez que é solúvel em água, pelo que a fralda pode ser directamente colocada a lavar após a sua utilização, sem serem necessários passos extras.
Ainda assim, há que ter em atenção que, se as fraldas ficarem sem ser lavadas durante alguns dias, as manchas podem assentar, pelo que é aconselhável passá-las por água após cada muda.
Caso o bebé seja alimentado com Fórmula as suas fezes serão mais firmes e semelhantes à manteiga de amendoim. Infelizmente estas não são solúveis em água, pelo que é necessário removê-las antes de colocar a fralda a lavar.

Inicio dos Sólidos
Quando o bebé inicia a ingestão de alimentos sólidos as suas fezes irão sofrer uma grande mudança.
A partir daqui começarão a aparecer cocós de todos os tipos, cores e formas, pelo que é absolutamente necessário desfazer-se deles antes de colocar a fralda a lavar!



Formas de desfazer-nos do cocó
Agora que já compreendemos que diferentes tipos de cocó representam diferentes desafios na hora da limpeza das nossas fraldas, já podemos averiguar que diferentes métodos podemos utilizar.

Pulverizador de Fraldas
Este é o método favorito da maioria das famílias.
O pulverizador não é mais que um pequeno chuveiro que se conecta às canalizações da água da cisterna da sanita, permitindo remover as fezes das fraldas directamente para a sanita através da pressão da água.
A maioria dos pulverizadores permitem regulara a pressão da água, facilitando o processo de limpeza.
Nota: ao utilizar este método é importante ter em atenção que o jacto de água não deve ser muito forte, caso contrário a água pode fazer ricochete e vir contra o utilizador.

Tecido Protector
Outro método bastante utilizado é a colocação de um Tecido Protector, que pode ser reutilizável ou descartável, entre a fralda e a pele do bebé.
Este método, além de proteger a fralda em si de manchas e do desgaste, facilita a remoção das fezes. Quando chega a altura de mudar a fralda, apenas é necessário remover o tecido e voltá-lo para a sanita para desfazer-nos das fezes ou deitar tudo directamente na sanita, dependendo de ser reutilizável ou não.
Nota: este método não resulta bem durante a fase dos cocós explosivos, uma vez que é normal o cocó sair fora da área protegida pelo tecido.

Ensopar
Este é o método mais antigo e consiste simplesmente em mergulhar a fralda na água da sanita, agarrando-a com uma mão e puxando o autoclismo com a outra.
A força de centrifugação exercida pela água removerá as fezes da fralda, deixando-a pronta para ser lavada.
Nota: este método tem a vantagem da fralda permanecer molhada até à altura da sua lavagem, o que evita que as manchas assentem, facilitando portanto a sua lavagem.

Raspar
Algumas famílias optam por apenas raspar as fezes das fraldas com a ajuda de uma espátula ou pequena escova para a sanita.

Rolar
Este é o método mais fácil, infelizmente não resulta para todos os tipos de fezes.
Consiste apenas em rolar a fralda e deixar as fezes cair dentro da sanita.



Seja qual for o tipo de cocó ou o método escolhido, não é necessário remover tudo completamente.
Basta tirar o maior, a máquina depois ocupa-se do resto.


Bons Planos!

Sem comentários:

Enviar um comentário