segunda-feira, 3 de junho de 2013

O Mundo das Fraldas Reutilizáveis: Preparar as Fraldas


Depois de vermos as vantagens da utilização das Fraldas Reutilizáveis, de decidimos quais os tipos e materiais que nos parecem mais convenientes para as nossas próprias necessidades e estilo de vida e de investir num pequeno pack inicial, as fraldas finalmente chegam a casa. 
Um pequeno pacote com um conjunto de fraldinhas tão pequenas e fofinhas que nos fazem ficar uns quantos minutos simplesmente a babar.
Mas... e agora?
O primeiro passo é: Preparar as Fraldas!



O que significa Preparar as fraldas?
Preparar as fraldas é o processo de lavá-las repetidamente, antes da primeira utilização, de forma a ajudá-las a atingir a máxima absorvência.



Porquê Preparar as fraldas?
O processo de Preparação traz várias vantagens:
  • Remoção de qualquer resto de sujidade, detritos e químicos deixados nas fraldas durante o processo de fabricação e/ou transporte;
  • A pré-lavagem de tecidos como o algodão irá encolhê-los até ao seu tamanho correcto e programado pelos fabricantes, de forma a ficar bem ajustada ao bebé (os fabricantes têm em consideração a percentagem de encolhimento de cada tecido com a lavagem durante a fabricação das fraldas);
  • A lavagem repetitiva dos tecidos inicia o processo de amaciamento dos mesmos, tornando a fralda mais acolchoada e absorventes;
  • Tecidos como o Algodão e o Cânhamo estão disponíveis nas formas branqueado e crú. Os tecidos crús contem uma camada superior de cera natural com propriedades impermeáveis, que só é removida através de múltiplas lavagens.


Pode-se Preparar fraldas de fibras sintéticas juntamente com fraldas de fibras naturais?
Não! 
A Preparação de fraldas feitas com materiais naturais como o algodão, o bambu e o cânhamo removerá os óleos naturais presentes nas suas fibras. Caso estas sejam lavadas juntamente com fraldas feitas com fibras sintéticas, estes óleos podem passar para estas últimas, causando-lhes problemas de absorção e repelência.
Há que ter atenção que, por exemplo, algumas fraldas de bolso são feitas com fibras naturais na capa e fibras sintéticas nos absorventes, pelo que as peças devem ser lavadas separadamente.



Quantas lavagens são precisas para que as fraldas fiquem bem absorventes?
O número de lavagens depende dos materiais usados nas fraldas.
Regra geral, fraldas feitas com fibras sintéticas só necessitam de 1 ou 2 lavagens para ficarem prontas a usar, já as fraldas feitas com fibras naturais podem chegar a necessitar de 6 a 8 lavagens.



Quanto detergente se deve usar durante a Preparação das fraldas?
Uma vez que queremos apenas Preparar as Fraldas, que ainda não contém uma grande quantidade de sujidade, uma colher de sobremesa de detergente será mais que suficiente.
No entanto esta quantidade vai depender também de outros factores, como os materiais que compõem as fraldas, o número de fraldas e a quantidade de vezes que já foram lavadas anteriormente.
Por exemplo, quanto mais vazia estiver a máquina, menos detergente será necessário.
É aconselhável ler sempre as instruções do fabricante antes de iniciar o processo de Preparação das fraldas e usar um detergente amigo das Fraldas Reutilizáveis!



É preciso secar as fraldas após cada lavagem durante a Preparação?
Apesar de não ser absolutamente necessário, secar as fraldas após cada lavagem durante a preparação tornará este processo mais eficiente, pelo que se recomenda fazê-lo.
Sempre que possível é ainda aconselhável secar as fraldas no estendal, ao sol.
No caso de apenas se poder secar as fraldas na máquina, esta deve ser configurada para a temperatura mais baixa e seguindo sempre as recomendações dos fabricantes das fraldas.



É preciso Preparar as Capas das fraldas?
Uma vez que as capas das fraldas não são absorventes não necessitam de nenhum tipo de Preparação especial. 
Ainda assim, é aconselhável lavá-las uma vez antes de colocá-las em contacto com a pele do bebé, apenas para remover qualquer sujidade que possam ter.


Como saber se as fraldas já estão completamente Preparadas?
Infelizmente não há nenhuma forma de saber com certeza se as fraldas já estão completamente preparadas, pelo que é sempre melhor lavar vezes a mais que a menos e evitar usar uma fralda recém preparada durante as sestas ou durante a noite, uma vez que nestes períodos é normal a fralda encher mais.



Bons Planos!

Sem comentários:

Enviar um comentário