terça-feira, 18 de junho de 2013

O Mundo das Fraldas Reutilizáveis: Lavagem



Antes de entrar neste tema, creio que será importante alertar sobre o facto que a lavagem das fraldas reutilizáveis é um processo de tentativa e erro.
Cada família tem as suas características e preferências próprias, pelo que um método que funciona para uma família não tem obrigatoriamente que funcionar para as restantes.
Factores como o tipo de água, a máquina de lavar e detergente utilizados e até as próprias características das fraldas e daquilo que vai dentro delas, terá um papel muito importante no resultado final da sua limpeza.
Dito isto, aqui fica uma lista de coisas a ter em conta até atingirem a vossa própria rotina perfeita.



Antes da Lavagem
Depois de retirar a fralda do bebé e de nos desfazermos da maioria das fezes, há que guardar as fraldas até chegar o momento de proceder há sua lavagem.
Existem dois métodos de armazenamento:
  • O método húmido, consiste em encher o saco impermeável, ou outro recipiente, com água e colocar aí as fraldas de molho. Este processo, apesar de, regra geral, facilitar a remoção da sujidade e manchas das fraldas, é considerado um pouco perigoso uma vez que, estando estes recipientes em zonas utilizadas pelo bebé, criam um potencial risco de afogamento. Por outro lado, nem todos os tipos de fraldas podem ser colocados de molho, pelo que é muito importante verificar sempre as instruções do fabricante. No caso de se optar por este método há que ter ainda em atenção que é necessário desfazer-nos do liquido onde as fraldas estão submersas antes de as colocar na máquina de lavar.
  • O método seco, consiste em colocar as fraldas num saco impermeável seco, que, preferencialmente, se manterá aberto para que o ar possa circular livremente, evitando a proliferação de bactérias e deixando o ambiente livre de maus cheiros (podem também ser utilizados discos ambientadores próprios para dar um cheiro mais agradável). Este método, além de ser mais seguro para o bebé, também evita passos extras na altura da colocação das fraldas na máquina de lavar.



Que Detergente Escolher
Para evitar problemas de entupimento de fraldas e maus cheiros, deve-se escolher um detergente livre de:
  • Fragrâncias artificiais - as fragrâncias disfarçam os odores, tornando mais difícil verificar se as fraldas estão realmente limpas. Por outro lado também podem causar alergias e erupções na pele do bebé;
  • Branqueadores e Lixívias - os branqueadores são muito agressivos para os tecidos das fraldas, enfraquecendo as fibras e reduzindo a sua durabilidade, podendo também ser agressivos para a pele do bebé.
  • Amaciadores - levam ao entupimento e repelência das fraldas, podendo também ser irritantes para a pele do bebé;
  • Óleos naturais - levam ao entupimento das fraldas;
  • Enzimas - não afectam o desempenho do detergente mas podem causar alergias e outras erupções na pele do bebé, ao entrar em contacto com a urina.



Como Lavar
Pre-lavagem
A pré-lavagem é um passo opcional, dependendo da fase de alimentação do bebé:
  • Caso o bebé esteja ainda na fase da amamentação, durante a qual as fezes são solúveis em água, as fraldas lavam-se facilmente, pelo que não é necessário efectuar este passo;
  • Quando o bebé é alimentado com fórmula, ou, mais tarde, quando começa a ingerir alimentos sólidos, as manchas são mais difíceis de eliminar e a quantidade de urina aumenta, pelo que é recomendado efectuar um ciclo de pré-lavagem.
A pré-lavagem deve ser sempre efectuada com água fria, de forma a evitar que as nódoas assentem!


Temperatura 
Um dos pontos mais importantes para a durabilidade das fraldas reutilizáveis é a temperatura da água utilizada na sua lavagem.
Por exemplo, tecidos de algodão devem ser lavados a altas temperaturas, enquanto que nos tecidos PUL as lâminas podem começar a soltar-se quando são usadas altas temperaturas.
Assim sendo, é muito importante ler sempre as recomendações do fabricante antes de se proceder à lavagem das fraldas.
  • Recomendação de utilização de água Fria: máximo 30º
  • Recomendação de utilização de água Morna: máximo 40º
  • Recomendação de utilização de água Quente: máximo 60º
Atenção: sempre que as fraldas sejam de baixa qualidade, aconselha-se lavá-las com água fria uma vez que os tecidos serão menos resistentes!


Quantidade de Detergente
Para evitar o entupimento das fraldas, deve-se ter algum cuidado com a quantidade de detergente utilizado.
Após a lavagem, as fraldas não devem cheirar a nada, assim, para percebermos qual a quantidade de detergente necessária deve-se começar por usar metade do detergente recomendado pelo fabricante. 
Caso, após a lavagem, as fraldas cheirem a urina, deve repetir-se o enxaguamento e aumentar a dose de detergente na próxima lavagem.
Caso, após a lavagem, as fraldas cheirem a detergente, deve repetir-se o enxaguamento e diminuir a dose de detergente na lavagem seguinte.

A quantidade de detergente depende ainda do tipo de máquina utilizada:
  • Máquinas de Carga Superior: deve ser usada a totalidade da quantidade de detergente livre de resíduos recomendada pelo fabricante das fraldas.
  • Máquinas de Carga Frontais e/ou de Alta Eficiência Energética: deve ser usada metade da quantidade de detergente livre de resíduos recomendada pelo fabricante das fraldas.

Lavagem
O processo em si de lavagem das fraldas reutilizáveis é bastante simples:
  1. Começar por efectuar uma pré-lavagem com água fria (sem detergente);
  2. De seguida fazer a lavagem normal, com água a máximo 60º (verificando sempre as recomendações do fabricante);
  3. Terminar com um ciclo de enxaguamento com o máximo de água possível para evitar a acumulação de detergente, bactérias e maus odores nas fraldas.

Como Secar
Algumas fraldas poderem ser secas na máquina de secar, tendo apenas em conta que nunca devem ser utilizadas altas temperaturas e que estas não devem permanecer durante longos períodos de tempo dentro da máquina, mas a melhor forma de secar as fraldas reutilizáveis é mesmo no estendal ao sol.
Este método, além de ser mais barato e amigo do ambiente, também ajuda a prolongar a durabilidade das fraldas, quando comparado com o anterior, sendo ainda muito eficaz na remoção de manchas. O sol tem um poder branqueador e anti-bacteriano, no entanto este método deve ser evitado durante as horas de muito calor pois o sol forte pode fazer com que as fibras das fraldas se tornem endurecidas e ásperas ao tacto.
Durante os dias chuvosos, ou em países onde não exista a possibilidade de expor as fraldas ao sol durante algumas horas, pode-se optar por secá-las num estendal de interior, próximo a uma zona de calor (mas não demasiado próximo, uma vez que pode danificar os tecidos) ou numa zona onde circule o ar. Algumas famílias até recorrem à utilização de ventoinhas para ajudar as fraldas a secar.



Quando Lavar
Existem vários factores que cada família deverá ter conta na decisão do número de lavagens semanais a efectuar:
  • Quanto mais tempo as fraldas permanecerem sujas, pior começarão a cheirar e mais se assentarão as manchas e sujidade, pelo que, regra geral, não se recomenda deixar as fraldas por lavar durante mais que 3 dias seguidos;
  • Quanto maior for a humidade ambiente, menos dias se devem deixar as fraldas por lavar. Por exemplo, em países como a Malásia, deixar as fraldas por lavar durante mais que 3 dias poderá levar ao aparecimento de bolor nas mesmas;
  • Quanto mais jovem for o bebé, mais fraldas necessitará, pelo que mais regularmente deverão ser lavadas;
  • Quanto menor for o número de fraldas disponíveis no stock de uma família, mais lavagens serão necessárias.



Outras Dicas
  • Caso o sistema de fecho das fraldas seja por velcro, este deve sempre ser apertado antes de colocar as fraldas a lavar de forma a evitar que as fraldas se peguem entre elas;
  • É muito importante ter em atenção o tipo de água da zona em que se reside e a sua relação com o detergente escolhido (alguns detergentes são mais eficazes com água dura e outros com água mole);
  • Apesar de ser bastante comum a utilização de bicarbonato de sódio ou de vinagre durante a lavagem para eliminar problemas de maus odores, a realidade é que os fabricantes de fraldas não recomendam o seu uso;
  • Apesar de, normalmente, se aconselhar a fazer o ciclo de lavagem com água morna/quente, lavar as fraldas regularmente com água quente pode diminuir a sua durabilidade. Lavar as fraldas com água quente apenas uma ou duas vezes por mês será uma rotina de limpeza igualmente eficaz;
  • Sempre que o bebé sofra de irritações, erupções cutâneas ou algum tipo de infecção, é aconselhável lavar as fraldas com água quente para destruir as bactérias.


Bons Planos!

Sem comentários:

Enviar um comentário