quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Por que trazer uma criança a este mundo?


Não sei se conhecem a empresa Unilever.
Talvez conheçam sem sequer se darem conta.
Eles são os donos de marcas como Dove, Persil, Knorr, Magnum e muitas outras que estamos habituados a ver e até consumir diariamente.
Recentemente esta empresa definiu como sua missão ajudar milhões de pessoas a abraçar um estilo de vida mais sustentável com o objectivo de criar um futuro melhor. Para tal lançaram o Projecto Sunlight.
À primeira vista parece uma boa ideia! Ou melhor, parece uma excelente ideia.


Eu sou uma dessas pessoas que acredita que a junção de pequenos actos podem-se traduzir numa enorme melhoria para o nosso meio ambiente e que todos podemos fazer a diferença, só é preciso coragem para dar o primeiro passo.

A campanha publicitária da Unilever é certamente fascinante e inspiradora.
O seu objectivo é começar por consciencializar novos pais sobre o impacto que os seus actos têm no nosso planeta e numa segunda fase motivá-los a mudar pequenos hábitos quotidianos de forma a criar um futuro mais feliz e saudável para os seus filhos.
Eu consigo identificar-me completamente com esta mensagem.
Como já sabem, a ideia de ter um filho foi o que numa primeira instância me fez investigar mais sobre os nossos próprios hábitos diários e sobre os produtos que nos rodeiam e os seus impactos na nossa saúde e na saúde da mãe natureza.

Então, como curiosa que sou, logo após assistir ao video promocional da empresa - que por sinal me parece genial - resolvi dar uma vista de olhos pela página web da Unilever e do Projecto Sunlight e, para dizer a verdade, fiquei bastante decepcionada.
A mensagem é boa, mas fiquei com a impressão que a intenção principal da empresa é criar uma nova forma de vender os seus produtos apelando às emoções da população sobre um problema muito real e com uma grande necessidade de solução.
Para cada produto da marca é descrito o impacto positivo que desejam obter (ou que dizem já estar a obter), no entanto, pelo meio de textos bem elaborados e em casos até um pouco extensos, falta a substância. 
Faltam as estatísticas, a partilha de histórias de pessoas reais cujas vidas foram melhoradas, dados concretos sobre o impacto das acções que querem realizar e daquelas que dizem já ter começado a atingir, informação como estão a mudar os seus produtos para atingir esse fim.
É certo que nos dão a conhecer várias organizações e formas de nos por em contacto com elas e de as ajudar, o que é louvável, mas por outro lado parte da informação que transmitem é pura propaganda dos seus produtos.

Espero sinceramente que em breve possa constatar que esta minha primeira impressão na realidade está errada, que a empresa está a mudar todos os processos em volta das suas marcas para criar um verdadeiro impacto e que não está a apenas a realizar uma campanha de Marketing para seu próprio lucro e especialmente que não está a usar técnicas produção dos seus produtos que ajudam por um lado e prejudicam ainda mais por outro. 
Por agora, e porque dentro da imperfeição é bom encontrar algo positivo, deixo-vos o video que me levou a escrever este post.





Bons Planos para uma vida mais Sustentável!

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