segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

15º Ciclo de Treinos - Primeira Tentativa de IIU




Nas últimas semanas tenho pensado muito em como escrever sobre o nosso ponto de situação actual.
Foi-me difícil aceitar os acontecimentos e ainda mais difícil organizar tudo o que me ia na alma de uma forma coerente.
Suponho que a melhor forma seja a mais directa e honesta.


Então, como quem arranca um penso, o nosso 15º ciclo de treinos (e primeira tentativa de IIU) foi cancelado.

Neste ciclo iniciámos as injecções de Puregon ao 3º dia, com a dose mínima, e esta foi uma pequena aventura em si.
Pessoalmente odeio agulhas desde que me consigo lembrar e após uma experiência traumática quando ainda era uma criança esta aversão agravou-se. 
Suponho que por isso tenha sido normal a luta interna que marcou a primeira injecção, superada com a indispensável ajuda do V, com a sua calma, força e paciência.
Para dizer a verdade, se não fosse este medo irracional o processo tinha sido extremamente simples. A injecção não dói, aliás, mal se sente. Creio que se sente mais o medicamento a entrar e espalhar-se que a própria agulha e mesmo essa sensação é passageira e nem se pode chamar de dolorosa.

Após 6 dias de injecções, chegou a hora de ir até Coimbra monitorizar como o meu corpo estava a responder e assim, segunda-feira dia 16 de Dezembro, lá fomos, eu e a minha mãe (o V infelizmente não me pôde acompanhar desta vez) bem cedo, todas animadas e esperançosas para esta nova etapa.
Sinceramente na minha cabeça achava que estava preparada para o que desse e viesse. Chega a ser engraçado como o destino gosta de nos mostrar a nossa inocência. 
Realmente tinha-me preparado para que os folículos não se tivessem desenvolvido o suficiente ou que nem sequer aparecessem, ou até para que desaparecessem como por magia.
Não estava preparada para a dor que senti num exame tão rotineiro e muito menos para olhar para o ecrã e ver claramente um ovário completamente preenchido por folículos e a preocupação estampada na cara da equipa médica.

A medicação não só funcionou, como funcionou bem demais.
Infelizmente o "bem demais" nem sempre é bom.

Enquanto que o ovário esquerdo se encontrava "normal" com dois folículos dominantes, o direito apresentava 6.
Resultado: Sobre-estimulação Ovárica

Um exame que deveria ser rápido acabou por durar mais de meia hora, entre medições, segundas opiniões, concelhos e avisos.
Tantos folículos dominantes e tão semelhantes entre si podem trazer várias complicações e uma gravidez nessa altura deve ser evitada, uma vez que não só poderia agravar mais os sintomas da sobre-estimulação, mas também porque a probabilidade de uma gravidez de múltiplos seria muito grande.

Esta realidade caiu em mim como um enorme balde de água fria e não ter tido naquele momento o meu companheiro ao meu lado foi difícil e hoje um grande arrependimento. Ao mesmo tempo, sinto-me abençoada por ter tido a minha mãe a meu lado. Não posso imaginar como teria digerido tudo o que aconteceu sozinha, mas creio que a presença do V durante o exame tinha facilitado a comunicação com a equipa médica, num momento em que o choque nos tolda os pensamentos.
Mesmo agora que já passaram duas semanas ainda sinto toda a informação desse dia como uma nuvem na minha cabeça. Ainda não consigo ordenar muito bem tudo o que aconteceu e foi dito.

Durante a semana seguinte estive atenta aos sinais do meu corpo, seguindo algumas indicações básicas para aliviar os sintomas e evitar que a situação se complicasse mais.
Felizmente, apesar desses dias terem sido longe de indolores ou confortáveis, a minha sobre-estimulação não passou de um caso leve/moderado e rapidamente, após um ciclo de apenas 15 dias, entrámos no seguinte.

Neste momento estamos num ciclo de pausa e assim que o próximo ciclo começar, faremos uma nova ecografia para controlar o estado dos ovários e só aí saberemos qual será o próximo passo para nós.
Por agora, resta-nos deixar o tempo passar e seguir positivos de que tudo chegará a seu tempo.


Bons Planos!

2 comentários:

  1. Olá, imagino a tua desilusão. São momentos mt duros e difíceis de ultrapassar. Parece que o tempo não passa.
    Eu estou grávida de 10 sem, consegui na 2ª IIU.
    Boa sorte e força para estes dias que faltam :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, imagino como te sentes. São momentos difíceis de ultrapassar. Mas temos k ter esperança.
    Eu estou grávida de 10 sem e foi na 2ª IIU k consegui.
    Boa Sorte =)

    ResponderEliminar