sexta-feira, 18 de abril de 2014

Testar ou não, eis a questão


Nos últimos dias a expectativa que me rodeia para saber se é desta que aparecem as duas linhas num teste é mais que muita.
Tanto as amigas, como o V estão em pulgas para saber o resultado, parece que só eu é que não tenho grande vontade de fazer chichi num copinho.
Mas porque é que não tenho essa vontade?


Sim, já gastei algum dinheirinho em testes, já vi muitos negativos e já me senti muitas vezes culpada por gastar uma tirinha para nada.
Este já não é o meu primeiro ciclo, nem sequer é o meu primeiro ano de treinos. Não é o meu primeiro tratamento e os sintomas que possa estar a sentir, já os senti muitas vezes antes.
Já perdi a conta às vezes que olhei para um teste negativo e não acreditei no resultado e continuei com esperança até finalmente aparecer aquela, já tão conhecida, manchinha vermelha no papel higiénico, acabando por sofrer a desilusão 2 vezes, ou até 3 se contarmos com a tristeza da chegada do spotting. E afinal, a quem nunca aconteceu isso?
Já aprendi que mais vale controlar as ânsias e tentar aguardar até chegar o final do ciclo, pois um par de dias não faz grande diferença e poupa-nos o gasto e a desilusão que refiro acima.
E aprendi que para bem da minha saúde mental e da minha prestação laboral, se for para fazer o teste, então o melhor é fazê-lo em dias que não tenha que ir trabalhar a seguir.


Mas a verdadeira resposta à pergunta de porque é que ainda não testei é: Porque tenho medo!

Na minha "vida real" os dedos de uma mão sobram para contar aqueles que sabem que estamos a tentar engravidar e esses, regra geral, poucas perguntas fazem, acompanhando a nossa viagem a uma distância segura, já na "vida virtual", do meu grupo de amigas mais próximas com quem partilho um pouco mais das minhas felicidades e tristezas desta luta, eu sou a última ainda em treinos.
Não me interpretem mal, a minha proximidade com estas companheiras de armas traz-me muitas alegrias e o seu apoio e amizade tem um valor inquantificável, mas nestas ocasiões fazer um teste significa enfrentar a possibilidade de que eu continuarei a ser apenas e só a "tia" e isso é extremamente difícil.
Aquela segunda linha do teste não significa apenas ter ou não um bebé cá dentro, significa também a diferença entre finalmente entrar no "circulo das mamãs" e continuar a ser apenas aquela que partilha histórias que não são dela e opiniões a medo porque no final só conta com a teoria.
É a diferença entre sentir apenas a felicidade dos outros e sentir essa felicidade ao mesmo tempo que partilhamos a nossa.

Além disso, desta vez o medo não é apenas da minha desilusão, mas também da desilusão das pessoas à minha volta que estão a pôr tantas esperanças neste ciclo como eu.
Acima de tudo tenho medo de deitar abaixo a esperança do V, que ultimamente mal se consegue conter de ansiedade para saber se finalmente se transformará num pai.

É muita importância para uma linha tão pequena!

Por tudo isto, é mais fácil manter-me na ignorância e esperar para ver o que o destino me reserva, sem datas nem limites para ser ou não algo diferente daquilo que sou agora.


E vocês?
Acham que é melhor fazer o teste antes do final do ciclo ou será melhor esperar para ver se a sra. menstruação aparece?


Bons Planos!

Sem comentários:

Enviar um comentário